quinta-feira, 26 de julho de 2007

Bom dia, Sr. Optimus Prime


Mantendo o tema Transformers (preciso desesperadamente assistir o filme de novo), quero deixar registrada aqui a história deste homem da foto. Ele MUDOU o próprio nome para Optimus Prime.
Segue a história completa, e a fonte:

Firefighter legally changed his name to Optimus Prime
May 26th, 2007 by Marco Romero (0) Misc

This isn’t really movie news but still quite interesting. Apparently a firefighter from the U.S. Army Ohio National Guard had his name legally changed to “Optimus Prime” back in May 2001. According to him, Prime was like a father figure when he was growing up. I’m sure this guy is already camping outside of a movie theater waiting for the Transformers world premiere.
fonte: http://smoth.portodiao.com/

Porque o Fozzy está postando isso? PORQUE AGORA QUE ELE FEZ ISSO, EU NÃO PODEREI MAIS FAZER :(

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Cadê a carreta do Optimus?!?




Cadê?!? Cresci assistindo e lendo Transformers, e a coisa que mais me deixava intrigado sempre foi a pergunta: "Onde diabos vai parar a carreta do Optimus?"
Deixe-me explicar aos que não assistiram ou não conhecem: O Optimus é o personagem líder da equipe dos robôs "bonzinhos". Na forma transformada, ele é esse caminhão das fotos. Acontece que ele tinha essa enorme carreta, que simplismente sumia quando ele virava robô. Perdoem-me pelo spoiler que darei agora, mas no filme ELE NÃO TEM CARRETA!!
Por um lado, a situação é explicada: Sem carreta, não tem dúvida.
Mas por outro lado, o que eu faço com meu bonequinho do Optimus que eu tenho guardado em algum lugar? Jogo a carreta fora!? Que absurdo!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

O camundongo, o drama, e um russo.


O Felipe (não eu, o outro, da Imagem e Som) vai ficar metido, já está se achando contribuidor oficial do blog. Mais uma vez, vou botar como post um comentário dele. Dessa vez, é o comentário no post sobre o drama do pequeno camundongo ("O Drama!!!!!!"). Achei interessante, então tá aí:

"Bom, primeira coisa, acho um tanto ingênuo atribuir somente à trilha sonora a dramaticidade da cena, visto que temos uma série de fatores complexos, conscientes e sub-conscientes, atuando nesses poucos segundos de imagem e som.
Alguns desses fatores seriam o enquadramento, a montagem dentro do plano e o efeito Kuleshov.
O enquadramento humaniza o bichinho, abrindo a possibilidade de aproximarmos a atuação dele a um ator humano. Assim, o efeito Kuleshov está pronto pra atuar sobre nossos cérebros. A camera próxima ajuda a vermos os detalhes de expressão. Provavelmente esse plano não funcionaria se fosse bem afastado, assumindo o ponto de vista de um ser humano de pé, por exemplo.
A montagem aí, apesar de não ter cortes, é primordial para a tensão funcionar. O zoom in, sincado com a movimentação do bichinho, com a camera alguns miléssimos de segundos atrasada (mostrando "naturalidade") é um clichê que está incrustado na cabeça de qualquer um que tenha assistido meia-duzia de filmes hollywoodianos. A televisão faz isso o TEMPO TODO, e as vezes nem precisa de música sincada pra dar dramaticidade.
Por fim o efeito kuleshov é um estudo bastante complicado, feito por um Russo chamado Lev Kuleshov em cima da montagem dos filmes de Sergei Einsenstein, durante a década de 20 e 30. Resumidamente por cima da superfície, kuleshov "descobriu" que uma expressão neutra de um ator pode servir como "coringa" pra praticamente qualquer sentido que queira se dar àquela imagem. O cérebro humano cria uma série de signos para atribuir sentidos àquela expressão neutra e o cineasta consegue induzir esses sentidos com a montagem, a trilha, a direção de arte e por aí vai. Novela da Globo é uma aula de efeito Kuleshov, pra quem quer exemplos um pouco mais cults (não que sejammelhores) assistir "O Encouraçado Potenkim" e "Outubro", do Einsenstein, e uma cena que eu gosto muito de citar é uma das primeiras do "Cidade de Deus", quando o pessoal tá perseguindo a pobre coitada da galinha que fugiu do ensopadão. A montagem cria toda uma tensão e uma expressividade para essa galinha, que assume feições de desespero muito reais, apesar de ser somente uma galinha e como tal, só fazer expressão de galinha...
Por fim, concordo que a trilha sonora está atuando diretamente no sentido da imagem. No curso agente costuma dizer que "Som é tudo", e realmente é, entretanto, aliado à decisões inteligentes de fotografia, atuação e montagem ele pode virar algo bem maior.
Hum, toh um pouco longe de analisar tudo que esses 3 segundos de imagem e som tem a nos oferecer, mas também já cansei de assistir esse treco. Deixo pro Victor me completar/corrigir, se ele quizer..."

Se alguém mais quiser saber sobre o efeito do russo, tá aí um pouco mais de informação sobre ele: O Efeito Kuleshov

sexta-feira, 13 de julho de 2007

A falta do que fazer e nossas reservas hídricas.



Podem rir da minha cara. Eu, o mais assíduo poluidor e comedor de carne que já caminhou por este planeta estou indignado.
7:30 da manhã. Saio da minha casa e caminho em direção à faculdade. São Carlos é uma cidade do interior de São Paulo, e está localizada há cerca de 865m de altitude em relação ao nível do mar, o que, aliado à latidude e longitude coloca a cidade numa região de clima temperado de altitude. Traduzindo: É FRIO.
Ok, voltemos ao começo do raciocínio: 7:30 da manhã, caminhando. Frio! E eis que em um espaço de 3 quarteirões me deparei com duas idosas lavando a calçada.
QUE TIPO DE MASOQUISMO FAZ UMA PESSOA LEVANTAR A ESSA HORA, NESSE FRIO, PARA GASTAR NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS?
Na verdade não sei se estou mais indignado com o fato das pessoas jogarem água potável em cocô de cachorro e folhas secas (se bem que nós somos bons em defecar em água potável: água na merda e merda na água, o legado da humanidade?!) ou se existe gente disposta a acordar cedo no frio para molhar os pés na calçada gelada sem nenhuma obrigação envolvida.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Desesperadamente aleatório



Depois de promessas e dias sem postar, finalmente de férias!! Arght, e depois de assistir a certos jogos de futebol, APAVORADO COM O GOLEIRO ATUAL.
Não vou ficar citando nomes, e deixarei esta foto aleatória no post...
Cheguei à conclusão que se este certo goleiro NÃO estivesse presente no gol, teríamos menos chances de tomar pontos inimigos.
É verdade! Quem assistiu ao jogo de ontem (dia 12, contra o Uruguay) percebeu isto! Certa jogada terminaria com uma bola para fora se o brilhante goleiro não tivesse COLOCADO-A PARA DENTRO COM OS OMBROS.
Incrível! Acredito que este homem é o goleiro mais incrível que eu já vi na seleção! Aliás, segundo este dicionário:

SELEÇÃO do Lat. selectione

Desp.
,

- nacional: grupo dos melhores atletas de um país numa determinada modalidade desportiva;

Selecionados para nos fazer rir!!!

sábado, 7 de julho de 2007

Ah, o verão!



Terror!!! Desespero!!! Aaaaaaaaaahhhh! A faculdade nos deixa apavorados, desesperados! Este aí na foto do meu lado é o Makako, da minha turma. Este momento de felicidade plena aconteceu quando estávamos aguardando um professor para apresentarmos um PROJETO FINAL.
O professor não apareceu.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Mais desculpas


Sim!!! Eu achei que estava de férias na terça-feira, dia 03... e EIS QUE a faculdade me surpreende novamente! Desde então, provas e trabalhos que eu nem imaginava que existiam. Tudo isso acaba (espero eu) hoje! Então é isso aí, novos motivos do sumiço!
Vejo vocês nas férias (que espero que não demorem).

terça-feira, 3 de julho de 2007

Cabelereiras e o chat virtual


A inclusão digital está acontecendo, mais rápido do que podemos esperar! Moro em São Carlos, uma cidade com altíssimo padrão de vida graças a presença das várias instituições de ensino superior (das quais duas são Universidades públicas de nome), e aqui notei um fato muitísismo curioso.
Fui cortar as pontas do meu cabelo (sim, ele está muito grande e as pontas estavam todas secas e feias...) e eis que no meu momento "salão", prestei atenção na conversa de três senhoras (todas beirando seus 50 anos). Eis que me encontrei naquele momento sem preço de poder vislumbrar por breves instantes o universo feminino! Lá estava eu, num abrigo protegido, anti-bombas, anti-homens!! Decidi prestar atenção na conversa. E confesso que eu estava esperando as estereotípicas fofocas... Para a minha surpresa, elas discutiam com raiva sobre um cara que uma delas havia conhecido numa sala de bate papo, e as peripécias que passaram-se via MSN e Orkut!!
Fiquei chocado! Jamais esperava isso... Enfim! Achei curioso! Há menos de 10 anos atrás eu nem imaginava um mundo assim!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

O drama!!!!!!!

Peço que todos assistam este filme à seguite primeiro SEM som, e depois COM som.



É absolutamente incrível a diferença que uma boa música faz!!! Sempre fui muito fã de trilhas sonoras, e é provavelmente o fator que mais me emociona em filmes. Parafraseando meu amigo Bruno novamente: "Música é o que te faz chorar num filme."
Espero que meus amigos da Imagem e Som possam completar este meu breve comentário sobre Trilhas Sonoras como fizeram no outro tópico (sobre perspectiva).
Gostaria de agradecer a Tatu pela inspiração do post, e à natureza por fazer criaturinhas tão expressivas!
Ah, e tem até um site oficial do bixinho:

Dramatic Prairie Dog

abraços!