sábado, 16 de outubro de 2010

Incompetência de design, e descaso com o cliente: Montadora GM/Chevrolet

O problema

Existe uma peça defeituosa na cobertura da engrenagem do banco do motorista e do passageiro, no lado das suas respectivas portas, no veículo da GM "Celta", modelo 2008 2 portas.



A peça possui um canto afiado, que é capaz de arranhar ou machucar seriamente o passageiro do banco traseiro que saia do veículo enquanto o banco da frente está reclinado.

Deixo claro que o problema não foi especificamente da peça existente no meu veículo: É uma falha de design da peça.

Visualizando o que acontece





A solução desejada

Troca por uma peça melhor desenhada,que não machuque os usuários do veículo, ou inclusão da alça de suporte como item obrigatório no veículo.
Uma solução alternativa é alertar claramente que o banco deve ser COMPLETAMENTE DESLOCADO PARA A FRENTE, de modo a aumentar a distância de movimentação do passageiro traseiro. Ainda assim, no entanto, acredito que no caso de passageiros obesos e/ou idosos, o problema se mantém.

A solução da montadora


Entrei em contato com a montadora GM diretamente pelo mecanismo oferecido pelo site da empresa, para indicar reclamações. 
Quase dois meses depois da primeira tentativa de contato, tive a primeira resposta, e recebi uma ligação da montadora, que instruiu que eu me dirigisse à concessionária onde comprei o veículo (novo, zero quilômetros, na segunda metade do ano de 2008).
Dirigi-me à concessionária Automec de Indaiatuba onde conversei com o mecânico chefe. Como eu já havia constatado, o problema não pode ser resolvido trocando-se a peça por uma nova, afinal, esta viria com o mesmo defeito de design.
48 horas depois fui contatado pela montadora por telefone, onde expliquei o acontecido e a resposta do mecânico.
Daí, me foi informado que esse problema nunca havia sido relatado, e que não havia solução disponível. Que eu deveria novamente recorrer à concessionária por uma solução. Houve sugestão de deformação manual da peça com uma lixa (não estou exagerando).
Perguntei se eu poderia acessar as ligações para utilizar no caso de um eventual processo ou ação. A operadora me informou que as ligações ficam gravadas, mas que o contato só é feito unilateralmente a partir da montadora, que encerrou o chamado com um caloroso "Boa tarde, a GM agradece".

Conclusão

Sem solução da montadora, a peça continua machucando os passageiros que venham a utilizar meu veículo e tenham o "azar" de não conseguir manobrar.
Deixo este relato como um aviso: se forem comprar algum veículo da GM, observem estes fatores de segurança. 
E notem como os modelos mais antigos nem tem mais esta peça no lugar! Ela quebra diante dos sequenciais impactos dos joelhos dos passageiros. Confirmei isto num veículo de auto-escola, onde há grande rotatividade de passageiros.

Editando:

    Caso a GM leia isto e "se interesse" em voltar ao diálogo, o número do atendimento é 1-449408003.