sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Saúde!

Sim, é a capa dum álbum do Destruction

A Tati deparou-se com uma forte dor que, suspeitou, fosse cistite. Tomada pelo desconforto, fomos ao Pronto-Socorro, e eu SABIA que ia me incomodar com alguma(s) coisa(s). Ia ser mais um daqueles dias de mimimi...
Antes mesmo de pisar no estabelecimento santo, já me deparo com duas pessoas desfilando de jaleco na rua. Aos filhos e filhas da puta que insistem em desfilar contaminando a fila do meu almoço, ou o ambiente em que eu estou (e de quebra levando meus espirros pra dentro do hospital), saibam que essa porra já virou LEI. Enfim, Tatiane foi perguntada três vezes o que sentia: primeiro pela recepcionista, depois pela enfermeira que mediu sua pressão, e por fim pelo médico. Por que porra de cargas d'água perguntam na chegada se isso não chegou no médico? Ok, Felipe, respira fundo...

E aí qual foi a atitude do médico? Já saiu receitando um antibiótico e um anti-séptico, de cara. Ele praticamente NEM OLHOU PRA ELA.

Tchau, pode ir.

Ah Brazil, Brazil...

3 comentários:

ronald.curtis disse...

Anos atrás fui acometido de uma forte dor de estômago, fora da área de cobertura do meu plano de saúde (eu disse de saúde e não de telefonia) fui para uma Santa Casa. Depois de perguntado 10 vezes se eu tinha bebido e urrando de dor disse pro médico: Cara, olha o meu bafo, tem cachaça ai? Fui tido como paciente mal criado. Antes mal criado do que incompetente. Queria tanto que isso fosse exceção.

Nat Sartorio disse...

Longe de mim defender médico incompetente, mas algumas partes do que te aconteceu eu posso te explicar. Pode parecer absurdo 3 pessoas perguntarem o que o paciente tem, mas isso segue a seguinte lógica: os recepcionistas reconhecem apenas sinais gritantes de gravidade (ex: dor no peito, grandes sangramentos) e caso isso esteja acontecendo, já dão um toque pro enfermeiro da triagem. Como não foi o caso da sua noiva, ele não falou. A enfermeira da triagem pergunta de novo pq ela tem que colocar o paciente na ordem de atendimento de acordo com a gravidade do que ele apresenta (ex: um possível infarto é mais grave que uma possível cistite, portanto passa na frente). O médico pergunta de novo pq se o enfermeiro for falar pra ele tudo que todos os pacientes tem, só vai fazer isso o plantão inteiro. É chato, mas qdo vc tá no hospital (principalmente qdo é internado) muita gente mesmo vai perguntar o que vc tem.
Alguns pacientes simplesmente esquecem de falar alguns sintomas num primeiro momento, conforme os outros vão perguntando é que eles lembra. Acredite se quiser, tive um paciente que esqueceu de falar pro médico que estava há UMA SEMANA sem sentir nem movimentar as pernas, só falou pra mim qdo fui examiná-lo.Quanto a exame de urina, nenhum médico que eu conheço vai esperar o resultado para dar antibiótico para um paciente com esses sintomas, pq a infecção pode evoluir para outras partes do sistema urinário. O exame da tirinha de pH é até útil e nem é tão caro, PORÉM, são poucos os hospitais públicos que tem esse material, falo com conhecimento de causa. Além disso o pH da urina não altera só com infecção.
Concordo plenamente com vc quanto ao mimimi sobre andar de jaleco na rua e médicos que não olham pra cara da pessoa.

Felipe disse...

Valeu Nat!
Pra quem estiver lendo: a Natália é enfermeira ;)