quinta-feira, 29 de abril de 2010

Culpado?



Senhores e senhoras saudosos da ditadura militar, da violência, do "olho por olho", do "atire antes - pergunte depois". ESSE é o tipo de coisa que acontece quando o cidadão comum se acha acima da lei.

Lei?

Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.

fonte
"(...) autoridades competentes para o efeito."

Para todos aqueles defensores da violência como forma de resolução dos problemas sociais, aí vai um aviso: a partir do momento que o cidadão se julga o Justiceiro, capacitado para fazer justiça a qualquer custo, é esse aí o tipo de coisa que você começa a colher no dia a dia.

É o resultado da política da emoção, e da raiva. É o mesmo tipo de atitude imbecil que faz pessoas desocupadas agredirem advogados antes de julgamentos. Se você se julga acima da lei, faça-nos todos um favor e afogue-se na privada da sua casa.

Te pergunto: cadê a polícia? Aproveitando uma folguinha já que tem "gente de bem" cuidando dos bairros da cidade?

Meu amigo Luiz comentou um dia e eu concordo plenamente: o dia que a pena de morte for instituida no (se um dia for, e espero que nunca seja), eu me mudo de país. Vai arriscar ser confundido com alguém procurado? Ou ser homônimo de algum foragido?

Enquanto isso as famílias se escondem dentro de casa, com medo dos marginais vagabundos, com medo dos marginais bem vestidos, com medo dos vizinhos justiceiros...



Imagem: Judge Dredd , direitos autorais pertencentes a IPC Media e Rebellion Video Games

Nenhum comentário: