quarta-feira, 20 de junho de 2007

Ao secularismo, obrigado!


Volto a escrever sobre as palestras que vi semana passada na faculdade, sobre Criacionismo x Evolucionismo.
As palestras continuam acontecendo e criando polêmicas no meio acadêmico: ouvi até que iam cancelar o circulo de palestras. Incialmente, esta atitude de proibição se encaixou (na minha cabeça), no que eu havia escrito como dogmatismo e extremismo por parte da ciência. Mas eu estava vendo a história por uma ótica diferente. O problema não é o assunto sendo tratado, e sim, o local onde ele está sendo tratado! Assisti uma palesta, basicamente ensinado teorias criacionisas EM PLENO MEIO ACADÊMICO e não havia me sentido incomodado, esquecendo-me da principal razão da existência do ambiente acadêmico: criação, discussão e desenvolvimento de CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Realmente, acho que não faz o menor sentido utilizar-se de espaços da faculdade, alunos e professores para discutir um assunto que não irá gerar conhecimento algum.
Citando a informação passada a mim por um amigo meu: "(O) secularismo do estado foi uma das maiores conquistas da democracia moderna." (Valeu pela contribuição ao Blog, Brunão!)
Fé tem lugar para ser discutido, e com certeza este lugar não é no CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) da UFSCar.

obs. Para quem quer ler sobre secularismo e entender o que é: http://pt.wikipedia.org/wiki/Secularismo
O link em português é bem mais pobre que o em inglês, portanto quem se interessar em aprofundar e não tiver problemas com o inglês, aí vai: http://en.wikipedia.org/wiki/Secularism

Nenhum comentário: