quinta-feira, 14 de junho de 2007

No calor da batalha



Pontos de vista conflitantes, discussões acaloradas. O ambiente científico é algo realmente fascinante. Assisti uma palestra esta semana, sobre um assunto bem "quente": Evolucionismo vs Criacionismo.
É um tema forte, pesado, que inevitavelmente mexe com todos os seres humanos (por mais que nem todos prestem a devida atenção). A resposta para a possibilidade de haver alguma razão na nossa existência está nesta discussão.
De um lado os cientistas, que acreditam que tudo o que existe assim o é independente da influência de alguma entidade criadora.
Do outro lado os religiosos, que acreditam no oposto: tudo o que existe foi planejado, moldado e criado por uma entidade conciente.
Mas não vim escrever sobre as teorias. Vim escrever sobre pessoas. Pessoas extremistas. E elas existem dos dois lados! Eu, pessoalmente, acredito na Evolução. Como o cientista que me imagino ser, estou preparado para encarar que estou errado. Nem todos estão, e é frustrante ver cientistas tão dogmáticos quanto os religiosos tão estereotipados hoje em dia. De uns tempos para cá, os religiosos tem adotado a imagem de vilões na cultura popular, mas acho sinceramente que nenhum dos dois lados da moeda está livre de pessoas que não contribuem em nada na solução dos maiores mistérios que nos cercam.

Nenhum comentário: