terça-feira, 19 de junho de 2007

Uma reflexão sobre a música "nana neném" e o terror na mente das crianças


"Nana neném
Que a cuca vem pegar
(...)"

Segundo o Wikipedia: "A cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Diz a lenda que era uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. O personagem se tornou ainda mais conhecido nos livros infantis de Monteiro Lobato e nas suas várias adaptações para a televisão, como o Sítio do Picapau Amarelo. A origem desta lenda está num dragão, a coca das lendas portuguesas, tradição que foi levada para o Brasil na época da colonização." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuca)

Ainda segundo nosso digníssimo Wikipedia: "A coca é um ser mítico, uma espécie de fantasma, bruxa ou bicho-papão com que se assustam meninos. Embora não tenha uma aparência definida, este ser assustador tinha uma representação figurada, a sua cabeça era uma espécie de abóbora ou cabaça da qual saía luz (ou fogo). A representação da coca era feita com uma panela ou abóbora oca em que se faziam três ou quatro buracos, imitando olhos, nariz e boca, e em que se colocava uma luz dentro e deixava-se, durante a noite, num lugar bem escuro para assustar crianças e pessoas que passavam. A coca é um ser feminino, o equivalente masculino é o coco embora ambos acabem por ser dois aspectos do mesmo ser, confundem-se um com o outro na sua representação e no seu papel de assustar meninos; como nenhum destes seres tem uma forma definida toma-se um pelo outro." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca_%28folclore%29)

DORME, CRIANÇA INFELIZ! SE NÃO DORMIR, UM DRAGÃO ANCESTRAL QUE VERTE FOGO DO ROSTO VAI VIR TE ROUBAR E TE DESMEMBRAR!!
Que horror!!! E tem gente que reclama da banalização da violência em jogos e na televisão!

4 comentários:

Anônimo disse...

É senhor Fozzy.
Bem que estávamos comentando na aula.
Realmente a nossa cultura incita violência.
"Nanai, meu menino,
Nanai, meu amor;
Que a faca que corta
Dá talho sem dor."

"Boi boi boi,
boi da cara preta
pega esse menino que tem
medo de careta"

Crescemos ouvindo isso, como podemos não estar traumatizados hahaha!
Abraço

Unknown disse...

Bem... se eu te contar o que cuca significa na colombia... hahahahahahahahahahaha

Bjokassss

Webmaster disse...

Monstros S.A. trata esse aspecto cultural de forma genial. Claro que numa sociedade um tanto diferente da nossa, mas que tem suas semelhanças.

Quero ver qd o fozzy tiver um fozzinho e o muleque esperniar a noite inteira se ele não vai usar uma psicologia do medo pra fazer o desgraçado dormir. Huaheuaheuaheueh

Anônimo disse...

Pior que é bem real isso!

O pior de tudo, é que a música é assustadora, imagine você, com 1 ano de idade pra menos ouvindo:

"Dorme nene
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
e mamãe foi trabalhar"

Po! Chega ser sacanagem... Além da Cuca vir te pegar, seu pai e sua mãe vão te deixar sozinhos!

Paralelizando um pouco o assunto de criaturas mitológicas!
Já reparou como somos criados como 'aristocratas preconceituosos' desde pequenos? PO, fala sério, eu morria de medo do "HOMEM DO SACO". Abismei-me quando vi uma prima sair correndo pedindo socorro quando viu um mendigo na rua!

Em que mundo vivemos? o.o